O Fiat Freemont é um veículo crossover de porte médio-grande, muito popular no mercado europeu. Para avaliar a segurança deste modelo, a Euro NCAP, uma organização independente responsável por testar a segurança de veículos automotores, realizou o teste de colisão frontal em 2011.

O teste de colisão frontal consiste na simulação de uma colisão frontal a 64 km/h. Na simulação, é feito o impacto entre um veículo e uma barreira deformável, simulando a colisão com outro automóvel. O teste avalia a segurança dos passageiros tanto na área do motorista quanto do passageiro dianteiro.

O Fiat Freemont foi testado com um sistema de airbags completos e cintos de segurança disponíveis. Durante o teste, o veículo apresentou uma boa estrutura de retenção para os passageiros, mantendo a integridade da cabine.

Os resultados do teste de colisão frontal para o Fiat Freemont foram:

- Segurança dos passageiros adultos: o veículo recebeu cinco estrelas, nota máxima possível, em termos de proteção dos passageiros adultos. O veículo também foi elogiado pela boa proteção da cabeça e pescoço dos passageiros.

- Segurança das crianças: o Freemont recebeu quatro estrelas para a segurança dos passageiros infantis, já que houve algumas preocupações com a instalação correta das cadeirinhas infantis.

- Proteção de pedestres: o veículo recebeu dois estrelas em relação a segurança dos pedestres, uma vez que não havia airbags externos instalados e o impacto com a perna dos pedestres pode causar lesões graves.

O teste de colisão frontal do Fiat Freemont mostrou que o veículo se mostrou muito seguro para os adultos, mas nem tanto para crianças e pedestres. A Fiat, no entanto, utilizou as informações do teste para desenvolver melhorias em seu modelo, aumentando a eficácia em termos de segurança.

Em sua classe, o Fiat Freemont é um veículo que apresenta forte concorrência em termos de segurança. Com a adoção de novas tecnologias e aprimoramento dos sistemas de segurança, a Fiat continua empenhada em melhorar a segurança de seus veículos, visando a proteção de seus passageiros e pedestres.