A culinária portuguesa é conhecida pela sua riqueza de sabores e pela tradição de seus pratos. Desde a sardinha assada até os doces conventuais, a gastronomia portuguesa é uma ode à cultura e aos costumes do país.

Como uma amante da cozinha típica portuguesa, tenho meus pratos favoritos. E é sobre eles que vamos falar a seguir:

1. Bacalhau

O bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, e como é de se esperar, é uma das minhas escolhas favoritas. São diversas as formas de preparo, mas a minha favorita é o bacalhau à Brás, feito com ovos, cebola, batata palha e a indispensável posta de bacalhau.

2. Alheira

A alheira é uma salsicha típica portuguesa, feita com carne de aves e pão. É um prato que tem sua origem na comunidade judaica de Portugal, e é comumente servido frito. Para acompanhar, uma boa batata frita e uma salada verde são a escolha perfeita.

3. Cozido à portuguesa

O cozido à portuguesa é um prato que reúne diversos ingredientes, desde carne de porco a legumes e grão de bico. É um prato ideal para ser servido em dias mais frios, acompanhado de uma boa taça de vinho tinto.

4. Pastel de nata

Para os amantes de doces, o pastel de nata é uma escolha obrigatória. Com sua massa folhada crocante e recheio cremoso, esse doce é uma das mais populares sobremesas portuguesas. Ideal para acompanhar um café ou chá.

5. Arroz de pato

O arroz de pato é outro prato típico da culinária portuguesa que não pode faltar em meu cardápio favorito. Feito com arroz, pato, chouriço e azeitonas, é um prato que não decepciona. Para acompanhar, uma boa salada verde ou legumes refogados.

Esses são apenas alguns exemplos dentre tantos outros pratos típicos da gastronomia portuguesa. Como um país de forte tradição culinária, Portugal encanta a todos que experimentam suas delícias.

Se você ainda não experimentou esses e outros pratos típicos portugueses, não perca a oportunidade de fazê-lo. Se você já é um amante da culinária portuguesa, experimente meu cardápio favorito e me diga o que achou!